A IMPORTANCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE SUA MAQUINA ENCORDOADORA
É muito comum escutar de alguns encordoadores que a máquina que eles usam para seu trabalho, sua profissão, não está mais como quando era nova! A primeira coisa que vem à cabeça obviamente é,” a máquina está velha, não presta mais!
Mas na realidade, na grande maioria das vezes o tempo de uso não deveria ser uma agravante, pelo menos se se fizesse uma manutenção preventiva das partes vitais e mais importantes da mesma!
A pergunta então é, quais as partes mais importantes a serem tratadas de uma máquina!
E como fazer isso!
Antes de tudo é importante esclarecer que nós da PROTENNIS/TENISPROF colocamos a disposição dos nossos clientes uma ferramenta muito útil e muito fácil de ser usada, que é o site : https://come-fare.protennis-shop.com/ ,um site que oferece acesso a 144 vídeos através dos quais o cliente pode ver como se monta ,como se usa e como se faz a MANUTEÇÃO de todos os modelos de nossas máquina!
Isso é maravilhoso, porque além de ajudar de forma simples, incentiva a fazer sem medo de errar.
Mas visto que estamos querendo dar algumas dicas vamos lá!
A primeira coisa importante para manter nossa encordoadora sempre em ordem é uma capa de proteção, isso porque a mesma protege da poeira, e se a máquina estiver posicionada em locais próximos a quadras de tênis protegerá mais ainda da possível e quase certa entrada em suas engrenagens do pó do saibro!

Agora, é obvio que só isso não é suficiente.
Uma das principais ações a serem feitas periodicamente é a limpeza dos grampos, ou alicates!

A limpeza dos alicates garante um fechamento dos mesmos em relação as cordas usadas durante o encordoamento, firme, sem deslizamento das mesmas e faz com que a corda não seja suja durante o processo!
Para limpar os alicates basta usar álcool isopropílico, um tipo de álcool este, perfeito para limpezas de superfícies e metais. É caro exatamente por ser um produto especifico.
Abrindo ao máximo as garras dos alicates, poderemos usar entre as mesmas uma flanela limpa humedecida com álcool, e depois esfregaremos com uma escova de dente. Este processo mira a remover o deposito do material oleoso que a grande maioria das cordas deposita na parte interna diamantada, é essa oleosidade que faz com que as cordas presas entre as garras ao longo do tempo não consigam mais de forma eficiente ser bloqueadas e assim deslizem nos alicates com consequente perda de tensão!
Também é importante lubrificar os hastes das garras, os que entram nas bases. Usaremos neste caso lubrificantes em comercio e que facilmente se encontram em lojas de ferramentas ou até em postos de gasolina.
Um deles é o SUPER LUB ou o WD 40.
Coloque um dos alicates em uma das mãos, com um pano limpo por baixo, e depois acione o spray do produto, não muito, apenas para que o produto fique colocado, passe o pano ao longo da haste, e reposicione o alicate em sua base. Faça isso nos dois!
Uma outra parte importante da máquina a ser feita uma manutenção periódica são os trilhos nos quais deslizam as bases dos alicates.
Esse trilhos são fundamentais para que o trabalho seja fluente e na medida do possível, rápido! Obvio que a rapidez depende muito da capacidade do profissional!
Limpar essas superfícies é fundamental, usando sempre uma flanela limpa e humedecida com o álcool isopropílico, de forma a remover qualquer tipo de poeira, ou resíduo de corda, e também dar as superfícies em questão uma fluidez que é importantíssima para que as bases corram sem empecilhos!
Uma parte importantíssima da máquina a ser limpa é a mesa ,ou BULK!
Dependendo do modelo de sua máquina teremos mesas sincronizadas ou não.
Caso tenhamos uma mesa tipo essa da foto a seguir

Deveremos periodicamente lubrificar todas as engrenagens com SUPER LUB ou WD 40, protegendo o motor e os painéis da máquina, de maneira que o spray não alcance os mesmos. Nunca é recomendado exagerar no uso desse lubrificantes!
Se o BULK for sincronizado como o da foto a seguir:

Deveremos seguir as mesmas recomendações. Porem neste caso as bases também deverão ser lubricadas, a cada dois ou três meses.
A PROTENNIS ensina através de seus vídeos, como abrir a base e lubrificar!
Em relação a parte elétrica de todas as maquinas o importante é trabalhar sempre com um estabilizador, de forma que, se houver oscilação na energia fornecida, o mesmo equalizará a energia estabilizando a tensão e impedindo que a máquina sofra curtos circuitos.

Todas nossas maquinas eletrônicas possuem um sistema que, caso haja uma interrupção de energia, as mesmas bloqueiam o motor sem gerar danos nem ao mesmo e nem a corda.
Assim que a energia retornar bastará desligar a máquina e religar para que o motor seja desbloqueado e o puller volte ao normal!
Cada detalhe é importante, partindo do princípio que a diferença é sempre feita pelo ser humano, o profissional!
Mas com certeza, se dedicar alguns minutos do seu tempo para cuidar da sua máquina, a mesma terá um desempenho melhor e sua durabilidade ao longo dos anos será muito mas muito mais longa!
ANTONIO LAGO
PROTENNIS/TENISPROF