Maquina Rhapso Pro vs OUTRAS

Consideração sobre algumas maquinas e nossa RHAPSO PRO

Nova Tecnifibre

Carro Rotativo / Turn Table

(Trilhos lineares) – Este tipo de carros tem uma desvantagem em relação aos elípticos: a base da pinça tem um ângulo A maior e uma maior distância da saída do furo da corda nas primeiras 6 cordas verticais. Isso resulta em maior torção com menor resistência (o que causa perda de tensão).

Não podiam fazer diferente, pois a base da pinça desliza sobre duas hastes lineares. Pela seta verde, você pode ver que ela está elevada pelos trilhos. A TF sempre usou essa tecnologia, mas agora o movimento foi muito aprimorado, a ponto de até se perder um pouco do controle.

O encordoador precisa sentir o alicate, portanto é necessário um equilíbrio entre fluidez e controle. Neste caso, ela tende a escorregar da mão.

NOTA: é uma nova patente pouco testada, e não se descarta que possa haver quebras no futuro.


Base e haste da pinça

É a velha história: a TF copiou da Wilson, a Wilson copiou da Babolat, e todos copiam inclusive os erros. Pode-se dizer que é uma estrutura frágil, com maior flexão da haste, resultando em mais perda de tensão. No desenho ao lado, explicamos o que acontece.

TF / Babolat

As alicates são feitos com um cilindro que se encaixa no pino de sustentação conectado à base do alicate.
Depois que a corda é tracionada e pinçada, o puller retorna ao ponto inicial e o alicate precisa resistir ao retorno elástico da corda.
Se o pino estiver diretamente ligado à base, haverá uma alavanca maior (maior solicitação à flexão).
Além disso, o diâmetro não pode ser muito grande para compensar o esforço, pois dificultaria o manuseio da pinça (esse foi o verdadeiro motivo pelo qual a Babolat projetou assim).
Portanto, é um problema sem solução, e sempre haverá perda de tensão.

Também temos dúvidas quanto à fluidez de liberação do sistema gravitacional da alavanca. (Gravity touch) A parte superior da pinça foi copiada da Wilson Light, que por sua vez copiou da Protennis. Sabemos com certeza que nossa S4 Protennis pinza S4não funciona bem com sistemas Gravity touch, muito leve para esta função!

Se você mostrar nossa base do alicate GT e as S3, destacando que seguimos a lógica oposta — com ombreiras e anel de aço reforçado para reduzir a flexão da haste (além da menor alavanca) e o peso aumentado da S3 — todos entenderão que o nosso sistema funciona melhor e por mais tempo.


Display

Em termos de funcionamento, é muito semelhante ao nosso LCD utilizado nas antigas Rhapso Pro.
Muitas das funções jamais são usadas pelos clientes, que se concentram em poucas.
O monitor da TF precisava causar impacto, pois estavam muito atrasados nisso. Perderam muito espaço no mercado de encordoadores, quase desapareceram como player relevante nas máquinas de encordoar.

Agora estão tentando retornar com grandes investimentos, mas não acreditamos que compreendam a real direção que o mercado de stringers tomou.

Entre 2023 e todo o 2024, nós implementamos o novo Touch, que tem apenas as funções mais usadas pelos encordoados. Mas para os próximos anos estamos com grandes novidades a vir!

Rhapso tem como características principais o tamanho compacto e a modularidade, que são parte do nosso segredo de sucesso — não podemos abrir mão disso. Além de ter, e foi a primeira todos os ângulos arredondados!


Porta-objetos

Muito limitado. Sabemos o quanto é importante, para a fluidez do trabalho, ter espaço para armazenar as ferramentas.


Componentes estruturais

Apesar de ser muito copiado, no geral é um bom produto, especialmente se comparado às versões anteriores da TF.
O carro rotante é meio copiado e meio novo. A base é fresada em liga metálica — portanto, cara e pesada.
As coberturas são em ABS (plástico de qualidade, moldado por injeção). Nunca terá a durabilidade estética do nosso alumínio anodizado. Com o tempo, você verá que o visual vai se deteriorar.

Não tem como negar TF copiou de PROTENNIS. É um fato que o autostart, o comando touch, e a cabeça do alicate foram copiados de PROTENNIS.
Cronologicamente, não há dúvidas. Se TF e Wilson nos copiam, é sinal que PROTENNIS está na vanguarda da produção de maquinas de encordoamento de altíssima qualidade!!!


Preço

Nesse ponto, não há muito o que dizer. Segundo nossos dados, é muito mais cara que uma Rhapso Pro.
É o único modelo novo deles, então todo o segmento de homestringers (amadores que encordoam em casa) não é atendido.
Não sei como está o serviço de suporte, mas historicamente a TF exigia que as máquinas fossem devolvidas à França em caso de problemas.
Enviar um “armário” desses custa caro.
Esse é um ponto importante —

Duvido que invistam na formação de centros de assistência nos diversos países, e quem compra uma máquina para trabalhar precisa de assistência acessível.


Conclusão
O mercado de máquinas é complexo, e não se volta depois de perder tanto espaço sem grandes investimentos.

Os exemplos não são animadores: quem tentou antes deles perdeu dinheiro.
Portanto, ou você compensa com a venda de raquetes, ou é melhor nem tentar.

Digamos que atuamos no mesmo mercado, mas com políticas muito diferentes. E é por isso que estamos crescendo.


Assessória técnica Laboratório Protennis Itália

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.
Acessórios
Grips e Overgrips, acessórios para aqueles jogadores que querem ter uma pegada firme
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?